Fique de olho na manutenção dos pneus do seu carro

pneus etios

Poucos sabem que os pneus são parte fundamental para garantir a performance correta do carro, o menor consumo de combustível e o maior rendimento, além da segurança para rodar no asfalto ou na terra. Quando a manutenção periódica dos pneus não está correta e não segue as especificações que cada modelo de pneu e carro exigem, todos as funções acima perdem sua eficiência.

Sobrecarga, pressão incorreta, falta de alinhamento, balanceamento e do rodízio dos pneus podem comprometer o desempenho deles, acelerar o desgaste irregular e diminuir sua vida útil. De acordo com a resolução do Contran 558/80, quando o pneu atinge 1.6mm de desgaste no sulco ele já é considerado careca e, este item, pode ser um dos mais perigosos para a segurança de motoristas e passageiros, além de ser motivo para apreensão do veículo.

Já está convencido da importância da manutenção correta dos pneus do seu carro, seguindo todas as especificações? A concessionária Sorana Toyota separou as principais manutenções para se fazer nos pneus dos seus carros mais vendidos, como o Etios e o Corolla. Confira abaixo:

Alinhamento da direção

Você já notou que precisa puxar o volante para alinhar o carro na pista enquanto dirige? Se você precisa fazer isso com frequência é sinal que seu carro pode estar desalinhado. Por isso, seguir as especificações do fabricante para a correta manutenção é o mais recomendado a fazer para não prejudicar o desempenho do carro.

Esse tipo de desvio pode provocar desgastes irregulares e deixar o carro com sensação de instabilidade – o que também vai prejudicar sua segurança. De acordo com as especificações do Etios e do Corolla, essa manutenção deve ser feita a cada 10.000km, a cada manutenção programada ou ainda quando acontecer algum impacto inesperado que pode comprometer esse item.

Balanceamento da roda

Você notará um certo desconforto ao dirigir e pode perceber desgastes irregulares nos pneus, quando um lado está mais gasto que o outro. Esse fator acontece, pois as rodas estão desbalanceadas e, também, houve perda da tração. Sempre que você notar vibração nos pneus, procure a concessionária Sorana para checar as condições dos pneus.

Essa manutenção é recomendada quando os modelos Corolla e Etios atingirem 10.000km rodados ou a cada ano em que houver a manutenção programada.

Rodízio de pneus

Conforme você roda com o seu carro o desgaste natural dos pneus acontece. Mas, quando o rodízio dos pneus é realizado é possível compensar diferenças de desgastes e aumentar sua durabilidade, assim como sua eficiência no asfalto.

Pressão dos pneus

Baixa pressão ou pressão (calibração) em excesso podem prejudicar os pneus. Por isso, seguir as especificações para o seu carro é o melhor para não comprometer o desempenho dos pneus. Quando os pneus estão com a calibração baixa você pode perceber que o consumo de combustível é maior, a direção é mais pesada e há perda de estabilidade durante as curvas. Além disso, você também pode aumentar as chances de desgastes dos pneus.

Já quando os pneus estão com calibração em excesso, você notará perda de estabilidade e menor contato com o solo, além de desgaste no centro do pneu. Os modelos mais vendidos da Toyota – Etios e Corolla – contam com os indicativos corretos de calibragem e, segui-los, é o melhor a se fazer para preservar as condições dos pneus do seu carro.

Para cuidar da manutenção correta dos seus pneus, converse com o setor de manutenção da concessionária Sorana Toyota, que poderá lhe auxiliar nas suas dúvidas. Saiba mais em www.soranatoyota.com.br